18.02.22 - Saúde

Aprenda como limpar a piscina

Saiba quais são as dicas básicas para higienizar e limpar a piscina durante o verão

Os dias quentes de verão combinam com um bom mergulho na piscina, não é mesmo? Para quem tem uma em casa, o calor intenso pode ser facilmente amenizado com algumas horas relaxando na água. Mas para aproveitar ao máximo sua piscina, é preciso mantê-la sempre limpa e pronta para o uso. Afinal, piscina suja pode ser até mesmo perigosa para a saúde em função da proliferação das bactérias na água.

Confira abaixo as principais dicas sobre como limpar a piscina e mantê-la segura!

Medições

Em primeiro lugar, você precisa medir a alcalinidade e o Ph da água. Estes dois fatores são fundamentais para avaliar se a água da piscina está própria para uso. Essas duas medições podem ser feitas com fitas teste para avaliação de parâmetros químicos. A alcalinidade deve estar entre 80 a 120 ppm, enquanto o Ph deve estar o mais próximo possível de 7.0, o que significa um Ph neutro, que não agrida nem os olhos e nem a pele. Caso algum desses parâmetros esteja fora do lugar, existem produtos que ajudam a aumentar ou diminuir tanto a alcalinidade quanto o Ph.

Limpeza e aspiração de sujeira

Para a limpeza da sujeira presente na piscina, é feita a dosagem de sulfato de alumínio para flocular a sujeira suspensa da água. Depois, é feita a correção do pH com barrilha ou cal hidratada. Aguarda-se a sujeira decantar no fundo da piscina e depois é feita uma aspiração com a bomba do filtro.

Água pura e protegida

Depois das medições e da aspiração da sujeira, sua piscina está pronta para ser protegida. O produto mais conhecido para essa função é o cloro, que deve ser aplicado de duas a três vezes por semana e somente depois da garantia de que a alcalinidade e o Ph da piscina estão em bom estado. Além do cloro, é preciso fazer uso de outros produtos para proteger a piscina, como algicidas, que evitam que a água tome aquele tom esverdeado, e produtos que retiram a oleosidade da água, por exemplo.

Filtragem

Por fim, mas não menos importante, há a etapa de filtragem. Muitas vezes as pessoas acreditam que quanto mais potente a bomba, melhor, mas isso nem sempre é verdade. Para fazer a filtragem corretamente, é preciso ter uma bomba condizente com o volume de água da sua piscina. Caso contrário, você pode ter uma bomba potente demais que só estará desperdiçando energia.

Além disso, a bomba deve ser compatível também com o filtro. Bombas muito fortes podem prejudicar o filtro, enquanto bombas que não são fortes o suficiente podem não executar o serviço como esperado. Siga todas as instruções do fabricante para adquirir os equipamentos corretos para fazer a filtragem e garantir que a água da sua piscina esteja sempre pronta para o uso!

Aqui na Vexer, nós entendemos bem de filtragem e pureza da água. Navegue em nosso site e encontre tudo para o processo de osmose reversa, tão necessário para diversas indústrias que precisam de água pura e filtrada.

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |