25.10.21 - Curiosidades

Beber água da torneira faz mal?

Saiba o que precisa ser considerado para responder essa pergunta

Desde a nossa infância, ouvimos falar sobre a água da torneira. Uns dizem que pode beber, outros dizem que é muito perigoso. Afinal, o que é verdade: beber água da torneira faz mal ou não faz? Confira!

De onde vem a água da torneira?

Para começar, é importante saber a origem da água da torneira. 

Em geral, a água da torneira vem do fornecimento municipal ou estadual, ou seja, a água tratada pela sua cidade. 

Essa água é captada de rios, lagos e mananciais. Depois, é filtrada e tratada nas estações e bombeada pelo encanamento para chegar até nossa torneira.

A água tratada é potável?

De certa forma, sim, pois o tratamento de água feito nas estações municipais tem como objetivo justamente tornar a água potável. 

A água que chega nas nossas casas recebe, após a filtragem, cal, flúor e cloro, isso tudo antes de ser mandada para os encanamentos. Cal serve para remover a acidez da água, flúor para proteger a boca das cáries e cloro serve para impedir que a água seja contaminada ao passar pelos tubos. 

Empresas como a Sanepar e a Sabesp, entre muitas outras espalhadas pelo país, são acompanhadas pelo Ministério da Saúde para garantir que a água que produzem seja, de fato, potável.

No entanto, a questão não está na potabilidade da água que sai da estação de tratamento, mas da água que chega em nossa casa.

Embora o cloro tenha o papel de garantir a qualidade da água no trajeto até a nossa casa, é possível que encanamentos, reservatórios e caixas d’água antigos e mal cuidados contaminem a água, seja com sujeira, resíduos químicos, micro-organismos ou impurezas.

Afinal, beber água da torneira faz mal?

Para ter uma resposta correta, é preciso considerar tudo o que foi comentado. 

O objetivo é que a água da torneira não faça mal ao ser ingerida – ou seja, ela não deve ser maléfica. 

Mas, infelizmente, ela pode sim fazer mal se for mal tratada e/ou se tiver contato com materiais contaminados e sujos até chegar na torneira.

Por isso, é importante cuidar das torneiras, canos e caixa d’água da própria residência. No caso da caixa, o ideal é limpá-la a cada 6 meses.

Se tivermos a possibilidade de garantir essa limpeza na usina de tratamento, nos encanamentos e em casa, então é possível, sim, tomar água da torneira. 

Para ter mais segurança, o filtro de água em casa ajuda a garantir que a água está completamente pura. Além de eliminar resíduos, os filtros ajudam a remover o gosto de cloro, que pode ser incômodo na hora de beber.

O importante é conhecer a empresa responsável pelo tratamento de água na sua região e cobrar para que a água de fato seja bem tratada e potável para chegar na sua casa.

E aí, gostou de saber a verdade sobre essa questão? Aproveite para conhecer o site da Vexer. Somos especializados em desmineralização de água, um processo de tratamento de água recomendado para indústrias e hospitais. Conheça!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |