25 outubro, 2021
|
Curiosidades
Beber água da torneira faz mal?
Saiba o que precisa ser considerado para responder essa pergunta
Desde a nossa infância, ouvimos falar sobre a água da torneira. Uns dizem que pode beber, outros dizem que é muito perigoso. Afinal, o que é verdade: beber água da torneira faz mal ou não faz? Confira!
De onde vem a água da torneira?
Para começar, é importante saber a origem da água da torneira. Em geral, a água da torneira vem do fornecimento municipal ou estadual, ou seja, a água tratada pela sua cidade. Essa água é captada de rios, lagos e mananciais. Depois, é filtrada e tratada nas estações e bombeada pelo encanamento para chegar até nossa torneira.A água tratada é potável?
De certa forma, sim, pois o tratamento de água feito nas estações municipais tem como objetivo justamente tornar a água potável. A água que chega nas nossas casas recebe, após a filtragem, cal, flúor e cloro, isso tudo antes de ser mandada para os encanamentos. Cal serve para remover a acidez da água, flúor para proteger a boca das cáries e cloro serve para impedir que a água seja contaminada ao passar pelos tubos. Empresas como a Sanepar e a Sabesp, entre muitas outras espalhadas pelo país, são acompanhadas pelo Ministério da Saúde para garantir que a água que produzem seja, de fato, potável. No entanto, a questão não está na potabilidade da água que sai da estação de tratamento, mas da água que chega em nossa casa. Embora o cloro tenha o papel de garantir a qualidade da água no trajeto até a nossa casa, é possível que encanamentos, reservatórios e caixas d'água antigos e mal cuidados contaminem a água, seja com sujeira, resíduos químicos, micro-organismos ou impurezas.Afinal, beber água da torneira faz mal?
Para ter uma resposta correta, é preciso considerar tudo o que foi comentado. O objetivo é que a água da torneira não faça mal ao ser ingerida - ou seja, ela não deve ser maléfica. Mas, infelizmente, ela pode sim fazer mal se for mal tratada e/ou se tiver contato com materiais contaminados e sujos até chegar na torneira. Por isso, é importante cuidar das torneiras, canos e caixa d'água da própria residência. No caso da caixa, o ideal é limpá-la a cada 6 meses. Se tivermos a possibilidade de garantir essa limpeza na usina de tratamento, nos encanamentos e em casa, então é possível, sim, tomar água da torneira. Para ter mais segurança, o filtro de água em casa ajuda a garantir que a água está completamente pura. Além de eliminar resíduos, os filtros ajudam a remover o gosto de cloro, que pode ser incômodo na hora de beber. O importante é conhecer a empresa responsável pelo tratamento de água na sua região e cobrar para que a água de fato seja bem tratada e potável para chegar na sua casa. E aí, gostou de saber a verdade sobre essa questão? Aproveite para conhecer o site da Vexer. Somos especializados em desmineralização de água, um processo de tratamento de água recomendado para indústrias e hospitais. Conheça!Conteúdos relacionados