Voltar
O que influencia na eficiência da Osmose Reversa?

21 dezembro, 2020

|

Soluções

O que influencia na eficiência da Osmose Reversa?

Para funcionarem corretamente, os equipamentos de osmose reversa dependem de fatores fundamentais. Confira quais são e como cada um influencia no resultado final Os equipamentos de Osmose Reversa funcionam como relógios: cada engrenagem leva ao processo seguinte, fazendo com que tudo aconteça como se espera. Dentro dessa lógica, diversos fatores são relevantes na hora de avaliarmos a eficiência dessas máquinas. Abaixo, o Blog da Vexer lista quais são esses fatores e como cada um influencia no resultado final. Confira:

Pressão de operação do sistema

As vazões de permeados e rejeitos estão diretamente ligadas à pressão exercida no sistema - ou seja, quanto maior a pressão, mais água é permeada e menor é o rejeito, até um ponto em que o aumento de pressão não modifica mais as vazões.

Concentração da água de alimentação

O fluxo do permeado decresce com o aumento da concentração da água de alimentação. Isso acontece em função do aumento da pressão osmótica da solução, o que diminui o valor do fluxo do permeado. Além disso, este aumento da concentração da água de alimentação também influencia o efeito da concentração por polarização junto à superfície da membrana. Por outro lado, a curva da taxa de rejeição de sais decresce com o aumento da concentração da solução a ser permeada devido ao efeito da queda do fluxo de água permeada.

Temperatura da água de alimentação

O fluxo de água permeada cresce com o aumento da temperatura de operação devido à queda da viscosidade da água sob elevadas temperaturas, o que determina taxas de difusão mais altas através da membrana. Já no caso da taxa de rejeição de sais dissolvidos, ocorre um decréscimo em seu valor com o aumento da temperatura de operação do sistema devido ao efeito de entupimento da estrutura da membrana, tornando a taxa de solubilidade desses sais na membrana mais elevada.

Efeito do pH da água de alimentação

Na faixa de pH variando entre 2 e 12, o fluxo de água permeada é praticamente o mesmo, porém a taxa de rejeição dos sais dissolvidos (rejeito) aumenta com o aumento do pH atingindo o nível ótimo (em ± 8,0 / 8,5), decrescendo em seguida. Os equipamentos da Vexer contam com toda a qualidade para oferecer a você a eficiência necessária. Confira nossos produtos!