
15 outubro, 2021
|
Soluções
Sistema de osmose reversa: como montar o seu
Saiba quais são os itens necessários para fazer um sistema de tratamento de água por osmose reversa
O sistema de osmose reversa é um dos métodos mais utilizados de purificação de água, com o objetivo de obter água desmineralizada. Mas você sabe quais são as etapas e equipamentos necessários? Confira tudo o que você precisa para montar o seu sistema de osmose reversa!
Esse é o modelo recomendado para tratamento de água com até 10us de condutividade.
É compatível com as seguintes vazões: 100l/h, 200l/h, 300l/h, 500l/h e 750l/h. Esse equipamento é voltado para o uso em indústrias em geral, com ótimo custo-benefício.
Esse modelo é voltado para tratamento de água com condutividade de até 1,3us/cm.
É uma máquina mais compacta, e produz água do tipo II e III. Isso quer dizer que são máquinas ideais para obtenção de água para laboratórios, Centrais de Esterilização de Materiais (CME's) e indústrias.
Como o nome diz, essa é uma versão portátil da máquina. É compatível com a vazão de 120l/h na versão com 1 membrana e de 180l/h na versão com 2 membranas.
Sua característica portátil faz com que esse seja o modelo perfeito para utilização em pacientes com insuficiência renal e que precisam de hemodiálise. É perfeita para instalar em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou até mesmo em domicílio.
A versão mais robusta da máquina de osmose reversa é a Soft Plus. Esse é o equipamento voltado para grandes vazões, que vão de 1000lh até 20000l/h.
Esse equipamento é voltado para tratamento de água em indústrias, hospitais e clínicas também.
Logo abaixo das máquinas, existe um compartimento para instalar cartuchos. Aqui, entra o papel dos elementos filtrantes.
O cartucho de carvão é muito importante no tratamento de água, indicado para remover o cloro e reter sólidos.
Além dele, existem também as resinas aniônicas e catiônicas, e também a zeólita.
Você pode comprar os elementos filtrantes "soltos" ou também no filtro, dentro de um tanque de PRFV.
Por fim, existe uma série de partes dos equipamentos que, com o tempo, precisam ser trocados.
Dessa forma, contar com boas peças de reposição são fundamentais para quem vai montar um sistema de tratamento de água.
Válvulas, membranas de osmose reversa e tanques em PRFV são algumas das principais peças de reposição deste segmento. Clique aqui e saiba quando é a hora de trocar as membranas.
Pronto! Agora você já sabe como montar o seu sistema de osmose reversa. Acesse o site da Vexer para comprar tudo o que você precisa para obter água desmineralizada!
Como montar o seu sistema de osmose reversa
Primeiramente, é necessário analisar em laboratório a água que será submetida ao tratamento por Osmose Reversa, ou seja, o status da água antes do procedimento: condutividade e quantidade de íons dissolvidos são alguns dos fatores a se considerar. Depois, deve-se definir que tipo de água pretende-se obter com o tratamento, ou seja, o quão pura a água deve ser após o tratamento. Com essas informações definidas, é hora de escolher os equipamentos!1. Máquina de osmose reversa
O primeiro passo, é claro, é escolher a máquina. Na Vexer, temos opções que cobrem os principais mercados. As máquinas são diferentes, mas fazem a mesma função no geral. O que realmente as diferencia é a aplicação de cada modelo. Confira:Osmose Reversa Light

Osmose Reversa Smart

Osmose Reversa Portátil

Osmose Soft Plus

2. Cartuchos e pré-filtros

3. Peças de reposição

Conteúdos relacionados