chevron_left Voltar

Como funciona o tratamento de água em uma cervejaria?

A produção de cerveja exige muitos cuidados com a água. Veja alguns dos principais processos de tratamento que a água passa em uma cervejaria O tratamento e a purificação da água são processos fundamentais em diversas indústrias. Uma delas é a indústria cervejeira. Para produzir cerveja e garantir o bom funcionamento dos equipamentos utilizados para […]

A produção de cerveja exige muitos cuidados com a água. Veja alguns dos principais processos de tratamento que a água passa em uma cervejaria

O tratamento e a purificação da água são processos fundamentais em diversas indústrias. Uma delas é a indústria cervejeira. Para produzir cerveja e garantir o bom funcionamento dos equipamentos utilizados para esse fim, é preciso que a água utilizada passe por processos que retirem as impurezas, equilibre seu PH e garanta sua estabilidade microbiológica. 

Tratamento de água em uma cervejaria

Aqui estão alguns dos processos mais importantes durante o tratamento da água em uma cervejaria:

Para tratar a água que será usada diretamente na produção de cerveja, os processos necessários dizem respeito, principalmente, a:

  • Remoção de ferro e manganês: esses elementos podem causar sabor metálico, prejudicar a levedura e alterações no sabor.
  • Correção do pH: o pH correto é importante principalmente para o processo de mosturação, que consiste na extração do mosto (o malte já sem os açúcares que este possui naturalmente).
  • Remoção do cloro: além de prejudicar a superfície dos equipamentos, o cloro presente na água pode ser prejudicial também para elementos como o lúpulo e o malte.
  • Desmineralização: processo importante para a produção de cervejas mais autorais. A água pode ser desmineralizada para então ser novamente  mineralizada da forma que se deseja. Este procedimento é feito através da osmose reversa.
  • Remoção de cálcio e magnésio: estes elementos aumentam a “dureza” da água. Embora isso não seja necessariamente ruim para a produção da cerveja em  si, estes elementos podem causar danos aos equipamentos utilizados na produção.

A purificação e o tratamento da água em uma cervejaria são processos fundamentais para o resultado final. Por isso, ter os equipamentos necessários para esse fim é o primeiro passo. Aqui na Vexer nós temos o que há de melhor em equipamentos para a purificação da água através da osmose reversa. Clique aqui e conheça nossa linha completa!

chevron_left Voltar