Voltar
Confira 5 dicas para economizar água

3 novembro, 2021

|

Curiosidades

Confira 5 dicas para economizar água

Saiba como evitar a escassez de água com dicas para a casa e para empresas Dia após dia, vemos no noticiário a pauta da escassez de água, que chega a cada vez mais territórios que antes nunca lidaram com esse problema. Como sabemos, a água doce não é o tipo de água mais abundante no planeta. Por isso, é necessário consumir água de forma consciente, não só em casa mas também nas empresas. Separamos 5 dicas para economizar água. Confira!

Por que temos escassez de água?

Apesar de a água salgada estar muito mais presente que a água doce no planeta, estima-se que temos à disposição água suficiente para atender a demanda da população. Então, por que falta água? Por uma série de fatores. Em primeiro lugar, a distribuição de água doce não é proporcional. O Brasil é um bom exemplo: 12% da água mundial está aqui, mas não temos a mesma porcentagem de população. Então, a água não é acessível a todos de forma igualitária. Além disso, existem agravantes para a situação da falta de água: desperdício, alto consumo e falta de chuvas. A escassez de água afeta cerca de 40% da população mundial, em maior ou menor escala - e já existem conflitos entre países que estão diretamente ligados à falta de água.

Como economizar água?

A economia de água ajuda a resolver dois destes principais problemas, já que evitamos o desperdício e o consumo exacerbado. No entanto, o problema da crise hídrica não tem a ver só com medidas individuais e o consumo das pessoas em suas casas. A agropecuária é a indústria que mais consome água, bem como outras empresas de diversos setores da economia. Então, é possível diminuir os efeitos dessa crise e fazer a diferença? Sim, e algumas medidas ajudam bastante nesse sentido. Confira!

1. Reaproveitamento de água

Em muitos casos, a água é indispensável nas nossas atividades. Por isso, o ideal é aproveitar ao máximo a água que já estamos consumindo. Em casa, uma boa forma de fazer isso é reaproveitar a água da máquina de lavar - essa água pode ser usada para uma faxina dentro de casa, para limpar o chão ou o quintal. Em empresas e indústrias, existem duas formas de reaproveitar água. A primeira é a captação inteligente, usando por exemplo cisternas para armazenar água da chuva. Outra forma é a água de reuso, produzida por Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e que pode ser usada para geração de energia, refrigeração, limpeza e até mesmo irrigação.

2. Manutenção

Como falamos, o desperdício é um problema muito grave - e muitas vezes acontece mesmo sem ser proposital. Por isso, é tão importante manter em dia tudo que tem contato com a água. Torneiras bem fechadas, encanamentos novos e sem vazamentos e caixa d'água limpa ajudam a evitar o desperdício de água. Sempre que puder, dê uma olhada se você não tem vazamentos em casa ou na sua empresa. De gotas em gotas, o desperdício pode chegar a dezenas de litros por dia.

3. Higiene pessoal e uso no cotidiano

As dicas mais conhecidas são relacionadas à higiene pessoal, como banho e escovação dos dentes; e também ao uso diário da água, lavando roupa ou louça. Como vimos, o nosso uso particular não é o principal responsável pelo desperdício - mas isso não quer dizer que não podemos fazer a nossa parte. Portanto, procure ter banhos mais curtos sempre que possível, fechar a torneira ao escovar os dentes e usar somente o necessário de água para lavar louça e roupa. Ah, e fique atento aos alertas da sua cidade em caso de rodízio ou escassez de água - faça sua parte para que todo mundo tenha água por muito tempo.

4. Substituição da água

Substituir também é uma ótima ideia quando falamos do uso de água. Um exemplo para as empresas é adotar o álcool em gel para higienização das mãos, por exemplo. O álcool 70% nos protege da imensa maioria dos microorganismos, vírus e bactérias - tão bem quanto água e sabão.  Outra ideia muito válida é substituir mangueira por balde. A mangueira, na limpeza de calçada ou veículo, dispensa muito mais quantidade de água, e isso não é necessário. Coloque a água em baldes e você verá que é possível lavar igualmente com muito menos água. Por fim, falando em calçada, uma boa ideia é não usar a água quando não for necessário, optando por varrer. Quando for imprescindível lavar, que tal usar a água da máquina de lavar?

5. Conscientização e cobrança

Por último, é importante continuar lembrando a todos e todas como a economia de água é importante. Basta ligar a TV ou acessar uma rede social para receber uma série de notícias sobre falta de água.  Esse é um problema muito sério e, por isso, precisamos cobrar empresas e pessoas para que façam sua parte. Definitivamente usamos muito mais água do que precisamos, e mudar esse cenário é mais fácil se todos agirem. Gostou das dicas? Aproveite para conhecer a Vexer. Somos especializados em tratamento de água para empresas, clínicas e hospitais. Acesse nosso site!