03.11.21 - Curiosidades

Confira 5 dicas para economizar água

Saiba como evitar a escassez de água com dicas para a casa e para empresas

Dia após dia, vemos no noticiário a pauta da escassez de água, que chega a cada vez mais territórios que antes nunca lidaram com esse problema. Como sabemos, a água doce não é o tipo de água mais abundante no planeta. Por isso, é necessário consumir água de forma consciente, não só em casa mas também nas empresas. Separamos 5 dicas para economizar água. Confira!

Por que temos escassez de água?

Apesar de a água salgada estar muito mais presente que a água doce no planeta, estima-se que temos à disposição água suficiente para atender a demanda da população.

Então, por que falta água? Por uma série de fatores.

Em primeiro lugar, a distribuição de água doce não é proporcional. O Brasil é um bom exemplo: 12% da água mundial está aqui, mas não temos a mesma porcentagem de população. Então, a água não é acessível a todos de forma igualitária.

Além disso, existem agravantes para a situação da falta de água: desperdício, alto consumo e falta de chuvas.

A escassez de água afeta cerca de 40% da população mundial, em maior ou menor escala – e já existem conflitos entre países que estão diretamente ligados à falta de água.

Como economizar água?

A economia de água ajuda a resolver dois destes principais problemas, já que evitamos o desperdício e o consumo exacerbado.

No entanto, o problema da crise hídrica não tem a ver só com medidas individuais e o consumo das pessoas em suas casas. A agropecuária é a indústria que mais consome água, bem como outras empresas de diversos setores da economia.

Então, é possível diminuir os efeitos dessa crise e fazer a diferença?

Sim, e algumas medidas ajudam bastante nesse sentido. Confira!

1. Reaproveitamento de água

Em muitos casos, a água é indispensável nas nossas atividades. Por isso, o ideal é aproveitar ao máximo a água que já estamos consumindo.

Em casa, uma boa forma de fazer isso é reaproveitar a água da máquina de lavar – essa água pode ser usada para uma faxina dentro de casa, para limpar o chão ou o quintal.

Em empresas e indústrias, existem duas formas de reaproveitar água. A primeira é a captação inteligente, usando por exemplo cisternas para armazenar água da chuva.

Outra forma é a água de reuso, produzida por Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e que pode ser usada para geração de energia, refrigeração, limpeza e até mesmo irrigação.

2. Manutenção

Como falamos, o desperdício é um problema muito grave – e muitas vezes acontece mesmo sem ser proposital.

Por isso, é tão importante manter em dia tudo que tem contato com a água. Torneiras bem fechadas, encanamentos novos e sem vazamentos e caixa d’água limpa ajudam a evitar o desperdício de água.

Sempre que puder, dê uma olhada se você não tem vazamentos em casa ou na sua empresa. De gotas em gotas, o desperdício pode chegar a dezenas de litros por dia.

3. Higiene pessoal e uso no cotidiano

As dicas mais conhecidas são relacionadas à higiene pessoal, como banho e escovação dos dentes; e também ao uso diário da água, lavando roupa ou louça.

Como vimos, o nosso uso particular não é o principal responsável pelo desperdício – mas isso não quer dizer que não podemos fazer a nossa parte.

Portanto, procure ter banhos mais curtos sempre que possível, fechar a torneira ao escovar os dentes e usar somente o necessário de água para lavar louça e roupa.

Ah, e fique atento aos alertas da sua cidade em caso de rodízio ou escassez de água – faça sua parte para que todo mundo tenha água por muito tempo.

4. Substituição da água

Substituir também é uma ótima ideia quando falamos do uso de água.

Um exemplo para as empresas é adotar o álcool em gel para higienização das mãos, por exemplo. O álcool 70% nos protege da imensa maioria dos microorganismos, vírus e bactérias – tão bem quanto água e sabão. 

Outra ideia muito válida é substituir mangueira por balde. A mangueira, na limpeza de calçada ou veículo, dispensa muito mais quantidade de água, e isso não é necessário. Coloque a água em baldes e você verá que é possível lavar igualmente com muito menos água.

Por fim, falando em calçada, uma boa ideia é não usar a água quando não for necessário, optando por varrer. Quando for imprescindível lavar, que tal usar a água da máquina de lavar?

5. Conscientização e cobrança

Por último, é importante continuar lembrando a todos e todas como a economia de água é importante.

Basta ligar a TV ou acessar uma rede social para receber uma série de notícias sobre falta de água. 

Esse é um problema muito sério e, por isso, precisamos cobrar empresas e pessoas para que façam sua parte. Definitivamente usamos muito mais água do que precisamos, e mudar esse cenário é mais fácil se todos agirem.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer a Vexer. Somos especializados em tratamento de água para empresas, clínicas e hospitais. Acesse nosso site!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace