chevron_left Voltar

Conheça a osmose reversa e suas aplicações na indústria e áreas de saúde

Processo capaz de purificar a água é de vital importância para inúmeros setores da sociedade A osmose reversa é o processo que purifica a água. Ela é utilizada diariamente por indústrias, hospitais e clínicas, mas muitas pessoas não sabem da sua importância e utilidade para a sociedade em geral. Para você conhecer mais sobre o […]

Processo capaz de purificar a água é de vital importância para inúmeros setores da sociedade

A osmose reversa é o processo que purifica a água. Ela é utilizada diariamente por indústrias, hospitais e clínicas, mas muitas pessoas não sabem da sua importância e utilidade para a sociedade em geral. Para você conhecer mais sobre o assunto, a Vexer preparou o seguinte material. Confira!

O que é a osmose reversa?

Este tipo de osmose nada mais é do que um processo de filtragem específica, que separa um solvente de um soluto. Geralmente, ela tem como objetivo separar a água (solvente) de impurezas, como sais minerais (solutos).

Diferenças entre processos de osmose

A osmose reversa recebe esse nome por conta de sua ação oposta à osmose comum. Confira as diferenças entre os processos abaixo.

*Processo de osmose: O solvente flui através de uma membrana semipermeável, indo de um meio de menor concentração de substâncias para um mais concentrado, buscando o equilíbrio entre os dois lados.

*Processo de osmose reversa: Um sistema de maior pressão é aplicado, invertendo o fluxo normal do solvente. Desta forma, a água sai do meio mais concentrado e se desloca para o de menor concentração, isolando-se do soluto.

Para que serve a osmose reversa?

A osmose reversa pode ser utilizada em diversas frentes, agindo como solução nos seguintes processos:

*Purificação da água para o setor industrial: A alta concentração de sais minerais na água a torna imprópria para diversos setores industriais. Para a fabricação de produtos alimentícios, cosméticos e medicamentos, por exemplo, a água precisa ser purificada através da osmose reversa.

*Osmose reversa em ambientes hospitalares: Esse processo também contribui para a manutenção de muitas vidas. Um exemplo de sua utilização está no procedimento de hemodiálise, em que o equipamento é utilizado para filtrar o sangue e reter suas impurezas.

*Dessalinização de água do mar: O processo também pode ser aplicado para purificar água do mar, tornando-a potável. A osmose é uma opção para minimizar a crise hídrica e já é realidade em algumas áreas do país, como no semiárido nordestino e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Gostou de saber mais sobre a osmose reversa e sua importância? Então aproveite para acessar o site da Vexer e conheça os diferenciais dos nossos equipamentos!

chevron_left Voltar