27.12.21 - Soluções

Desmineralização de água: o que é?

Conheça esse processo de tratamento de água e saiba qual é a sua importância

Existem diversos processos pelos quais a água deve passar para ser tratada, dependendo do uso que ela terá. Para obter um tipo bem específico e muito importante, o processo necessário é chamado de desmineralização de água. Conheça tudo sobre!

O que é desmineralização?

A desmineralização em si, como o nome indica, é um processo em que uma solução ou componente perde os elementos minerais da sua composição. Assim, o produto final é desmineralizado, desprovido dos sais minerais.

O que é desmineralização de água?

Por consequência, a desmineralização de água é o procedimento em que a água perde seus sais minerais. No caso da água, isso se estende para os íons dissolvidos.

Dessa forma, o processo de desmineralização remove os sais e os íons, tornando a água bem pura. 

A desmineralização de água pode ser feita por diversos métodos, e se destacam dois deles: a troca iônica e a osmose reversa.

A troca iônica usa íons de carga semelhantes para substituírem os íons que já estão na água. A esses íons são adicionados os íons de hidrogênio (H+), que juntam-se aos íons hidroxílicos (OH-) e se transformam em água.

Já a osmose reversa é um tipo de filtragem, uma osmose que acontece no sentido inverso da osmose tradicional.

Assim, é aplicada uma pressão que faz com que a água com íons e sais passe por uma membrana para o lado menos concentrado, obtendo água pura.

Por que a desmineralização de água é importante?

A grande importância nesse processo está no produto final: a água desmineralizada.

Graças à sua pureza, essa água é utilizada em diversas indústrias e é importante inclusive para salvar vidas.

Onde a desmineralização é utilizada?

A água desmineralizada é importantíssima para laboratórios de testes clínicos, esterilização e na indústria farmacêutica, já que a água utilizada nesses segmentos precisa estar completamente livre de contaminações.

Outro uso da água desmineralizada é nas clínicas e hospitais que realizam a hemodiálise. Esse procedimento é uma filtragem do sangue, um tipo de “rim artificial” usado por pessoas que sofrem de doença renal crônica.

Na máquina de hemodiálise, há uma mistura de água e solutos para criar uma solução, a solução de diálise, que entra em contato com o sangue do paciente. Por isso, é tão importante que a água seja desmineralizada, completamente limpa.

Outras indústrias, como a têxtil, lavanderias e até mesmo a agricultura utilizam também essa água extremamente pura obtida pela desmineralização de água.

Quer saber mais? Então aproveite e acesse o site da Vexer. Somos uma empresa especializada em osmose reversa, um dos mais eficientes métodos de obter a desmineralização de água.

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace