09.02.21 - Curiosidades

Aprenda a diferença entre água desmineralizada e água destilada

A obtenção de uma água mais pura pode se dar por meio de diferentes processos

Quando pensamos em tratamento de água, pensamos na filtragem para retirar as impurezas da água. Em processos industriais, no entanto, é necessário obter uma água ainda mais pura. Isso pode se dar pela desmineralização e pela destilação. Mas, afinal, qual é a diferença entre esses procedimentos?

Confira no conteúdo de hoje da Vexer!

Diferentes tratamentos, diferentes finalidades

É importante entender primeiramente a função de desmineralizar ou destilar a água.

A destilação é um processo utilizado para obter uma água mais pura, com o objetivo de usá-la para limpeza de equipamentos, em baterias e peças de automóveis e principalmente como reagente ou solvente em laboratórios.

A água desmineralizada, por sua vez, é utilizada amplamente na indústria, tanto em equipamentos quanto como ingrediente, para bebidas, alimentos e cosméticos. É também muito usada na esterilização e também na hemodiálise.

Água destilada: o que é?

A água destilada é a água obtida ao final da destilação. A destilação da água é um procedimento que separa uma determinada quantidade de sais presentes na água, tornando o produto final uma água mais pura.

Para o processo de destilação, a água é aquecida em um balão de destilação e se transforma em vapor. O vapor, por sua vez, passa por um condensador que a resfria e transforma a água novamente em um líquido.

Neste processo, as substâncias e sais que não fazem parte da água ficam no balão de destilação.

Água desmineralizada: o que é?

Também chamada de água deionizada, essa água é a que passa por um processo de desmineralização. Este procedimento pode ser executado de várias formas, entre elas se destacam a troca iônica e a osmose reversa.

Para a primeira, a água passa por leitos catiônicos, aniônicos e mistos. Nessa passagem, a água perde os íons dissolvidos na água por meio da troca de íons. Ao final do processo, a água estará desmineralizada.

No caso da osmose reversa, a água bruta passa por um equipamento que separa a água dos sais minerais. Essa máquina contém um filtro, o permeador. Nesse procedimento, 25% da água impura é descartada com a concentração de sais e a água que permanece é a água desmineralizada.

Qual é a mais pura?

Na verdade, as duas formas de água são “puras” e de qualidade, e cada uma tem um uso específico.

Enquanto a destilação retira os sais minerais, a desmineralização remove completamente os íons de minerais.

Tanto a indústria quanto os laboratórios utilizam os dois tipos, dependendo da finalidade da água.

 

E aí, aprendeu a diferença entre esses tipos de água? Aproveite e conheça as soluções da Vexer para tratamento de água no nosso site.

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos

(41) 99520-1314

Assistência Técnica

41998050099

Assistência técnica PLANTÃO (inclusive finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace