chevron_left Voltar

Entenda porque a água de poço nem sempre é potável

Nem toda água de poço é naturalmente própria para consumo, e existem formas de garantir a potabilidade É comum que famílias sejam abastecidas com água de poços artesianos, principalmente em áreas não alcançadas pela rede pública de água tratada. Outras residências ou mesmo empresas também se utilizam de poços para o abastecimento. Mas é importante […]

Nem toda água de poço é naturalmente própria para consumo, e existem formas de garantir a potabilidade

É comum que famílias sejam abastecidas com água de poços artesianos, principalmente em áreas não alcançadas pela rede pública de água tratada. Outras residências ou mesmo empresas também se utilizam de poços para o abastecimento.

Mas é importante saber: nem sempre a água de poços é própria para consumo. Nesse material da Vexer, entenda um pouco mais sobre o assunto!

Água bruta

O conceito de água bruta abrange tanto as águas coletadas de rios, lagos, lençóis freáticos e minas, quanto as águas que vem dos poços. A água bruta é, portanto, qualquer forma de água encontrada na natureza e que não é provida de tratamento. Essa é uma classificação mais correta para a água de poço.

Água de poço é própria para consumo?

Enquanto uma água bruta como todas as outras, a água de poço precisa estar dentro de parâmetros específicos para ser classificada como própria para se consumir.

A melhor forma de fazer essa checagem é realizando análises de água periódicas. Essas análises verificam a presença de bactérias e compostos químicos em quantidades perigosas para os seres humanos.

Tratamento de água de poço

Mesmo sendo uma água costumeiramente associada como própria para consumo, a água de poço também precisa de tratamento para garantir a potabilidade.

As principais formas de tratar essa água são: os sistemas de dosagem de cloro, que adicionam o cloro na água para reduzir as bactérias da água; e os sistemas de filtração, que impedem a passagem de partículas sólidas, retiram excesso de ferro, cálcio, manganês, e o que mais estiver fora dos parâmetros para consumo. 

Entendeu como são classificadas as águas de poço e como tratá-las? Então acesse o site da Vexer e confira as nossas soluções para tratamento de água para você e seu negócio!

chevron_left Voltar