26.02.21 - Curiosidades

Má qualidade da água é um dos motivos para explosões de caldeiras

As caldeiras a vapor estão presentes em muitos segmentos da indústria e o tratamento de água é crucial para a segurança desses equipamentos

As caldeiras são amplamente utilizadas na indústria. Existem muitas aplicações para esses equipamentos responsáveis por gerarem o vapor que será usado posteriormente como alimentação para outras máquinas.

Saiba mais sobre o papel da qualidade da água para o bom funcionamento das caldeiras.

Como funcionam as caldeiras?

Caldeiras de água, na indústria, são normalmente utilizadas para gerar vapor d’água. 

Desta forma, são equipamentos com um amplo tanque construído em aço ou ferro fundido, para suportar o calor gerado pela combustão – que pode ser feita utilizando madeira, gás natural ou outros materiais.

Com o aquecimento, a água interna começa a borbulhar e gerar o vapor d’água, que é armazenado na máquina para ser direcionado para suas aplicações na indústria.

Por que as caldeiras explodem?

Existe uma série de erros que podem acabar acarretando na explosão de uma caldeira. A maioria deles é decorrente da falta de cuidado com o aquecimento e a pressão gerada nesse tipo de equipamento.

Defeitos de solda, corrosão interna do ferro ou aço e válvulas mal reguladas são alguns dos problemas físicos que podem acarretar a explosão.

Muitos dos motivos, no entanto, envolvem a água. Por exemplo, o baixo nível de água, causando superaquecimento, e o vazamento de água por defeitos na caldeira. 

Explosões causadas pela qualidade da água

Dentre os motivos para a explosão, um dos principais é relacionado à qualidade da água.

A água de alimentação utilizada em uma caldeira precisa ser testada repetidas vezes, de forma que sejam observadas todas as condições para o uso em equipamentos de aquecimento como as caldeiras.

Um fator determinante é que a água precisa ter uma baixa concentração de sais  e sólidos dissolvidos. A presença desses materiais em abundância faz com que os mesmos sedimentem e façam incrustações na superfície da caldeira. 

Esses acúmulos fazem com que a eficiência da máquina diminua, aumentando drasticamente a chance de a caldeira superaquecer.

Por isso, a água utilizada na indústria demanda um tratamento profissional, com projeto específico voltado para a desmineralização e filtragem da água.

A Vexer oferece soluções de tratamento e análise de água direcionadas para o uso industrial, fator que garante não só a segurança, mas também a qualidade do que é produzido.

Acesse o nosso site e confira todas as opções!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos

(41) 99520-1314

Assistência Técnica

41998050099

Assistência técnica PLANTÃO (inclusive finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace