13.12.21 - Curiosidades

O que é água bruta?

Tire suas dúvidas e saiba se água bruta é o mesmo que água contaminada, potável ou água dura

Água pura, água potável, água limpa… Existem diversas terminologias para classificar a água. Quando estamos falando do tratamento de água, um dos conceitos mais usados é “água bruta”. Afinal, o que é água bruta e quais são seus usos?

O que é água bruta?

Água bruta é o conceito que abrange todo tipo de água da forma que é encontrada na natureza. Ou seja, é a água sem qualquer interferência humana ou tratamento.

Onde encontrar água bruta?

A água de um rio, de uma fonte, de um poço, de um córrego…são todas chamadas de água bruta. A água da chuva também faz parte dessa categoria. 

Água bruta é água contaminada?

Se a água bruta é aquela que não foi tratada, isso quer dizer que é uma água suja, contaminada? Sim, pelo menos até que se possa garantir que não há riscos.

Uma boa forma de explicar essa questão envolve a água de poço. Muitas regiões no Brasil são abastecidas com poços artesianos. Embora seja uma água natural e que normalmente não é suja, isso não quer dizer que não precisa ser tratada.

A água bruta pode ser muito limpa ao olhar, mas a única forma de saber se está ou não contaminada é realizando testes e tratamento – usando sistema de dosagem de cloro ou até mesmo filtração.

Por isso, a água bruta precisa sempre passar por tratamento.

Água bruta é água potável?

Para uma água ser própria para consumo, ou seja, potável, é necessário que esteja livre de bactérias e compostos químicos que fazem mal à saúde.

Por isso, a água bruta não é potável, pois antes deve passar por uma análise e tratamento.

Se a água de uma fonte ou poço é testada periodicamente e está dentro dos parâmetros que a classifica como uma água própria para consumo, então nesse caso é possível chamá-la de água potável – mas somente em casos como esse.

Água bruta ou água dura: qual a diferença?

Talvez você já tenha ouvido falar em água dura. Mas esse conceito não tem relação com o conceito de água bruta.

Enquanto a água bruta, como já explicado, é uma água sem tratamento, a água dura é uma água com concentração elevada de minerais.

A presença de cálcio e magnésio em excesso eleva o pH da água, o que faz com que a qualidade da água caia. Isso é particularmente sentido em banhos, por exemplo. A água dura tem pH mais alto que o do cabelo, deixando os fios ressecados e sem brilho.

Agora que você já sabe tudo sobre água bruta, aproveite para conhecer as soluções da Vexer. Utilizamos água já tratada nos sistemas de osmose reversa para obter uma água ainda mais limpa, chamada de água desmineralizada, importantíssima para laboratórios e indústrias. Conheça mais no nosso site!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |