08.06.22 - Curiosidades
O que é água potável?

Descubra o que exatamente define o que é água potável e quais são suas diferenças para os outros tipos de água que encontramos na natureza
Desde a infância, aprendemos na escola as propriedades físicas e químicas da água. Afinal, nossa vida depende desse recurso, então precisamos saber tudo sobre ele para garantir nossa própria sobrevivência. Uma das coisas que ouvimos desde sempre sobre a água é o termo água potável. Embora saibamos que isso significa água que podemos beber, muita gente pode se confundir ao definir o que exatamente isso significa.
Para ficar claro: água potável é toda água que nós, seres humanos, podemos beber sem que isso seja prejudicial à nossa saúde. Ou seja, isso significa que água potável não é necessariamente toda água que podemos beber.
Água potável é o mesmo que água doce?
A água doce representa mais ou menos 3% da quantidade total de água do planeta. Deste total, somente um terço está disponível. O restante está concentrado nas geleiras. Mas mesmo essa pequena parcela que temos disponível para consumo não pode ser considerada potável. Por exemplo: a água cristalina de um rio, apesar de parecer completamente segura, não é potável, pois pode conter microorganismos prejudiciais à nossa saúde.
Para que a água seja considerada potável, ou seja, própria para consumo, é preciso que sejam feitas algumas análises, como dos coliformes fecais, da presença da bactéria Escherichia coli, turbidez, verificação de ph e até mesmo radioatividade.
Portanto, nem toda água doce, que é a água encontrada em fontes naturais sem a presença de sal, é potável. Água potável é aquela que, após passar pelos tratamentos necessários, é definida pelos órgãos responsáveis de cada país como própria para o consumo humano.
E a água mineral?
A água potável também não deve ser confundida com a água mineral, outro tipo bastante presente no nosso dia a dia. A água mineral é, de maneira resumida, um tipo de água também encontrado em fontes naturais, porém com uma quantidade naturalmente mais alta de sais minerais e outros elementos, que conferem a ela propriedades diferentes das águas comuns.