21.12.20 - Soluções

O que influencia na eficiência da Osmose Reversa?

Para funcionarem corretamente, os equipamentos de osmose reversa dependem de fatores fundamentais. Confira quais são e como cada um influencia no resultado final

Os equipamentos de Osmose Reversa funcionam como relógios: cada engrenagem leva ao processo seguinte, fazendo com que tudo aconteça como se espera. Dentro dessa lógica, diversos fatores são relevantes na hora de avaliarmos a eficiência dessas máquinas. Abaixo, o Blog da Vexer lista quais são esses fatores e como cada um influencia no resultado final. Confira:

Pressão de operação do sistema

As vazões de permeados e rejeitos estão diretamente ligadas à pressão exercida no sistema – ou seja, quanto maior a pressão, mais água é permeada e menor é o rejeito, até um ponto em que o aumento de pressão não modifica mais as vazões.

Concentração da água de alimentação

O fluxo do permeado decresce com o aumento da concentração da água de alimentação. Isso acontece em função do aumento da pressão osmótica da solução, o que diminui o valor do fluxo do permeado. Além disso, este aumento da concentração da água de alimentação também influencia o efeito da concentração por polarização junto à superfície da membrana. Por outro lado, a curva da taxa de rejeição de sais decresce com o aumento da concentração da solução a ser permeada devido ao efeito da queda do fluxo de água permeada.

Temperatura da água de alimentação

O fluxo de água permeada cresce com o aumento da temperatura de operação devido à queda da viscosidade da água sob elevadas temperaturas, o que determina taxas de difusão mais altas através da membrana. Já no caso da taxa de rejeição de sais dissolvidos, ocorre um decréscimo em seu valor com o aumento da temperatura de operação do sistema devido ao efeito de entupimento da estrutura da membrana, tornando a taxa de solubilidade desses sais na membrana mais elevada.

Efeito do pH da água de alimentação

Na faixa de pH variando entre 2 e 12, o fluxo de água permeada é praticamente o mesmo, porém a taxa de rejeição dos sais dissolvidos (rejeito) aumenta com o aumento do pH atingindo o nível ótimo (em ± 8,0 / 8,5), decrescendo em seguida.

Os equipamentos da Vexer contam com toda a qualidade para oferecer a você a eficiência necessária. Confira nossos produtos!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos

(41) 99520-1314

Assistência Técnica

41998050099

Assistência técnica PLANTÃO (inclusive finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace