06.01.23 - Inovação

Pode Beber Água Purificada de Osmose Reversa?

Antes de dizermos se pode ou não beber a água purificada por osmose reversa, vamos a algumas explicações.

O que é osmose natural?

A osmose natural ocorre com a passagem de água de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada através de uma membrana semipermeável até que a concentração das soluções atinja o equilíbrio, a pressão osmótica é a força responsável pelo processo. Veja a figura abaixo.

COX, M. e NELSON, D., 2014. 6° edição; Princípios de Bioquímica de Lehninger; pág. 56, FIGURA 2-12 Osmose e a medida da pressão osmótica

O que é osmose reversa?

Na osmose reversa, aplica-se uma pressão superior à pressão osmótica fazendo com que a água mais concentrada flua para o meio menos concentrado através de uma membrana semipermeável, deixando as substancias maiores no meio mais concentrado (como por exemplo os íons), na osmose reversa, a água é considerada purificada, pois os íons, bactérias e resíduos orgânicos são eliminados. O processo ocorre de acordo com a figura abaixo.

Vexer, 2023.

 

Retomando a pergunta: “Pode beber água purificada de osmose reversa? ”

A Resposta é: Depende!

Na região do Nordeste Brasileiro onde há muita incidência de água salobra, ou em outras cidades do mundo onde a água do mar é utilizada para obtenção de água potável para consumo humano, a água que sai dos equipamentos de Osmose Reversa ainda possui quantidade de íons e sais suficientes para promover a hidratação do corpo humano, portanto a água pode ser consumida.

Em regiões e cidades onde a água possui baixa salinidade, não é recomendável beber a água que sai de equipamentos de Osmose Reversa, pois a água poderá estar praticamente desmineralizada.

O corpo humano realiza em suas células o que chamamos de osmose. A água proveniente de osmose reversa, quando entra no corpo humano não possui a mesma pressão osmótica, é uma água hipotônica, ou seja, a água poderá ter uma passagem maior pelas hemácias, diminuindo a concentração de íons necessários para manter a homeostasia e fazendo com que elas inchem ou até estourem. O consumo excessivo da água purificada, pode causar desidratação com diarreia, pois há uma deficiência de sódio (NaCl) no organismo humano.

COX e NELSON, 2014. 6° edição; Princípios de Bioquímica de Lehninger; pág. 56, FIGURA 2-13 Efeito da osmolaridade extracelular no movimento da água através de uma membrana plasmática.

Para o consumo humano, é necessário que a água esteja potável (isotônica), que contenha íons, ou seja, que tenha a mesma pressão osmótica que o sangue humano. O tratamento desta água potável, deve seguir de acordo com o que é determinado pelas legislações vigentes.

 

Por, Aline Cristina – Analista de Qualidade

Quer entender mais sobre o processo de Osmose Reversa? Temos outra matéria de blog que explica um pouco mais sobre o assunto: ler matéria

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados | contato apenas por WhatsApp)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados