21.03.22 - Soluções

Qual é a importância da água pura para a indústria de cosméticos? 

A osmose reversa é um processo fundamental para a indústria. Isso vale principalmente para indústrias que produzem elementos que não podem, em hipótese alguma, ter água que contenha impurezas em sua fabricação. É o caso, por exemplo, da indústria de cosméticos. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC)  é um dos que mais crescem no Brasil. O país representa metade do setor de cosméticos da América Latina e tem visto essa indústria crescer sucessivamente, tornando-se, nos últimos anos, o quarto maior mercado de cosméticos do mundo, ficando atrás apenas de EUA, China e Japão. 

Para que isso seja possível, um elemento básico é imprescindível: a água. E não qualquer água: água pura, sem elementos contaminantes ou excessos. 

Assim como acontece em outras indústrias importantes, a osmose reversa desempenha um papel muito importante para o setor de cosméticos. Essa indústria fabrica produtos que usamos na pele, no cabelo e em outras partes do corpo. Por isso, os componentes usados devem ser seguros e livres de contaminação – caso contrário, podem causar irritações, alergias e outros problemas para o consumidor.  

Para conseguir essa água completamente segura, a indústria de cosméticos recorre a processos de filtragem. 

Qual processo de filtragem é melhor? 

Existem opções de filtragem que podem desempenhar esse papel de “limpeza” da água, mas nenhum é tão eficiente quanto a osmose reversa. As vantagens incluem: 

  • Eficiência e segurança: a osmose reversa elimina de 95 a 99,5% dos íons dissolvidos na água e 99,9% das bactérias e microrganismos;   
  • Menos paradas para manutenção: a osmose reversa não requer regenerações como requerem os deionizadores com resina de troca iônica, por esse motivo a qualidade da água tratada é constante;  
  •  Redução de custos financeiros e ambientais: o processo de osmose reversa utiliza menos água e energia elétrica do que o processo de destilação. A água de rejeito da osmose reversa não é um efluente químico como é a água de regeneração dos deionizadores, que precisa ter o pH neutralizado antes do descarte, diminuindo os impactos ambientais; 
  • Redução de espaço: as máquinas de osmose reversa ocupam menos espaço do que outras máquinas com a mesma finalidade, garantindo uma economia também neste aspecto. 

 

Quer saber mais sobre o impacto da osmose reversa na indústria? Então fique sempre ligado aqui no blog da Vexer! 

   

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |