01.12.22 - Inovação

Reuso de Dialisadores

O reuso de dialisadores é o processo pela qual os capilares e linhas são reprocessados para serem utilizados em mais de uma sessão de hemodiálise. De acordo com a legislação brasileira, os dialisadores podem ser usados por até 20 vezes para o mesmo paciente, desde que sejam respeitadas as seguintes normas:

Acompanhe esta matéria até o final e entenda todo o processo de Reuso de Dialisadores.

Reuso de Dialisadores

  • No caso de reprocessamento automático, as máquinas devem ser registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • O dialisador precisa ter um volume interno de fibras adequado: nos casos em que é identificada uma redução de 20% deste volume, o produto é descartado e não pode ser usado novamente;
  • O reprocessamento fica proibido nos seguintes casos: pacientes com sorologia positiva ou desconhecida para hepatite B, hepatite C, HIV e COVID-19, nesses casos fica determinado conforme legislação uso único;
  • O dialisador é de uso exclusivo de cada paciente, em nenhuma hipótese ele pode ser compartilhado. Os  mesmos precisam estar identificados com o nome do paciente e suas informações pessoais.

Como funciona o reuso de dialisadores?

O reuso começa assim que a sessão de hemodiálise do paciente se encerra. Após retornar o sangue que está no CEC, esse material é encaminhado para a sala exclusiva onde é iniciado o processo de lavagem e esterilização do material.

Etapa suja

O processo se inicia nas bancadas do reuso, utilizadas para a lavagem dos materiais. Interligada a rede de água tratada, o excesso de sangue e coágulos devem ser removidos do sistema através da pressão da água exercida pelos conectores da bancada. Após essa etapa, chamada de etapa suja, os dialisadores são encaminhados para a fase limpa, onde o mesmo é novamente limpo e então preenchido com o ácido peracético, de forma automática.

Etapa Limpa

A reprocessadora faz todo o processo de preenchimento desse dialisador, medição do priming e verificação das fibras, o que garante que esse dialisador estará apto para fornecer uma boa sessão de diálise ao paciente. Após o término deste processo, o dialisador é conectado às linhas e armazenado na colméia do paciente.

Essa área de guarda e armazenamento dos dialisadores deve ser afastada do processo sujo, e deve ser mantida limpa e organizada.

Pontos importantes a serem avaliados

  • Realizar os testes para verificar a existência de ácido peracético, e não esquecer de fazer os devidos registros;
  • Todas as normas de segurança e o passo a passo do processo de lavagem e esterilização dos dialisadores devem ser checados conforme o Procedimento Operacional Padrão (POP) para que o reprocessamento seja realizado corretamente.

Uso de EPI’s

Todas as atividades que envolvem os processos do reuso devem ter atenção redobrada. Por isso, é obrigatório o uso de alguns EPI’s para a realização das atividades do reuso, entre eles:

  •  Avental impermeável com manga longa;
  • Luvas nitrílicas cano longo;
  • Máscara de filtro duplo;
  • Botas;
  • Viseira e;
  • Touca.

Após a esterilização dos dialisadores, é extremamente importante fazer uma checagem do sistema de diálise, assim garantimos o sucesso do processo, garantindo uma esterilização eficiente, sem sujidade ou ar no dialisador. Também que o produto está 100% adequado para uma nova sessão de hemodiálise.

 

Por, Fernanda Pirotta – Enfermeira RT

Leia esta matéria e entenda mais sobre a função do Reprocessador de Filtros Dialisadores, nos processos de Reuso: ler matéria.

 

 

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados | contato apenas por WhatsApp)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados