Voltar
Sistema de osmose reversa: como montar o seu

15 outubro, 2021

|

Soluções

Sistema de osmose reversa: como montar o seu

Saiba quais são os itens necessários para fazer um sistema de tratamento de água por osmose reversa O sistema de osmose reversa é um dos métodos mais utilizados de purificação de água, com o objetivo de obter água desmineralizada. Mas você sabe quais são as etapas e equipamentos necessários? Confira tudo o que você precisa para montar o seu sistema de osmose reversa!

Como montar o seu sistema de osmose reversa

Primeiramente, é necessário analisar em laboratório a água que será submetida ao tratamento por Osmose Reversa, ou seja, o status da água antes do procedimento: condutividade e quantidade de íons dissolvidos são alguns dos fatores a se considerar. Depois, deve-se definir que tipo de água pretende-se obter com o tratamento, ou seja, o quão pura a água deve ser após o tratamento. Com essas informações definidas, é hora de escolher os equipamentos!

1. Máquina de osmose reversa

O primeiro passo, é claro, é escolher a máquina. Na Vexer, temos opções que cobrem os principais mercados.  As máquinas são diferentes, mas fazem a mesma função no geral. O que realmente as diferencia é a aplicação de cada modelo. Confira:

Osmose Reversa Light

Esse é o modelo recomendado para tratamento de água com até 10us de condutividade.  É compatível com as seguintes vazões: 100l/h, 200l/h, 300l/h, 500l/h e 750l/h. Esse equipamento é voltado para o uso em indústrias em geral, com ótimo custo-benefício.

Osmose Reversa Smart

Esse modelo é voltado para tratamento de água com condutividade de até 1,3us/cm. É uma máquina mais compacta, e produz água do tipo II e III. Isso quer dizer que são máquinas ideais para obtenção de água para laboratórios, Centrais de Esterilização de Materiais (CME's) e indústrias.

Osmose Reversa Portátil

Como o nome diz, essa é uma versão portátil da máquina. É compatível com a vazão de 120l/h na versão com 1 membrana e de 180l/h na versão com 2 membranas. Sua característica portátil faz com que esse seja o modelo perfeito para utilização em pacientes com insuficiência renal e que precisam de hemodiálise. É perfeita para instalar em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou até mesmo em domicílio.

Osmose Soft Plus

A versão mais robusta da máquina de osmose reversa é a Soft Plus. Esse é o equipamento voltado para grandes vazões, que vão de 1000lh até 20000l/h.  Esse equipamento é voltado para tratamento de água em indústrias, hospitais e clínicas também.

2. Cartuchos e pré-filtros

Logo abaixo das máquinas, existe um compartimento para instalar cartuchos. Aqui, entra o papel dos elementos filtrantes. O cartucho de carvão é muito importante no tratamento de água, indicado para remover o cloro e reter sólidos. Além dele, existem também as resinas aniônicas e catiônicas, e também a zeólita Você pode comprar os elementos filtrantes "soltos" ou também no filtro, dentro de um tanque de PRFV. 

3. Peças de reposição

Por fim, existe uma série de partes dos equipamentos que, com o tempo, precisam ser trocados. Dessa forma, contar com boas peças de reposição são fundamentais para quem vai montar um sistema de tratamento de água. Válvulas, membranas de osmose reversa e tanques em PRFV são algumas das principais peças de reposição deste segmento. Clique aqui e saiba quando é a hora de trocar as membranas. Pronto! Agora você já sabe como montar o seu sistema de osmose reversa. Acesse o site da Vexer para comprar tudo o que você precisa para obter água desmineralizada!