17.01.22 - Curiosidades

Tratamento de esgoto: saiba como funciona

Conheça tudo sobre o tratamento de esgoto e saiba quais são os três produtos finais obtidos pelo processo

Nas nossas casas, nas empresas e indústrias, usamos água todos os dias. A água da pia, da privada e do chuveiro vão todas para um mesmo lugar: o esgoto. O que acontece depois disso? É possível tratar o esgoto e fazer com que ele se torne água limpa? Saiba tudo sobre o tratamento de esgoto.

O que é o esgoto?

Como “esgoto” definimos todo tipo de água proveniente de banho, louça, descarga do vaso e lavagem de roupa. Ou seja, é o resíduo que as casas e empresas descartam com a água.

Existe, inclusive, uma diferenciação quando se trata de fábricas: esse é o esgoto industrial, que é diferente do esgoto comum.

Para que serve o tratamento de esgoto?

O tratamento de esgoto é feito nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), e serve para obter água tratada, água de reuso e lodo.

Esse tratamento é de extrema importância, já que o esgoto não tratado contamina rios, lagos, represas e até mesmo o mar, o que causa danos para o meio ambiente e também para nós mesmos – já que a presença de microorganismos do esgoto na água pode causar doenças como esquistossomose e cólera.

Infelizmente, no Brasil ainda há mais regiões que não fazem tratamento de esgoto do que regiões que estão capacitadas para fazê-lo. Portanto, a maior parte do nosso esgoto vai direto para a natureza, contaminando o meio ambiente.

Como funciona o tratamento de esgoto

Antes de tudo, todo o esgoto gerado em uma cidade é direcionado para a ETE. É comum que o esgoto fique abaixo do solo.

Por isso, as ETEs contam com bombas que “jogam” o esgoto para cima, de modo que comece a ser tratado nas grades – essa é a primeira etapa do tratamento.

1. Gradeamento

O esgoto passa por uma máquina composta de grades, com vãos que variam entre 0,5cm e 2cm.

Isso serve para separar o material sólido do líquido, ou seja, separando todo o lixo.

2. Desarenação

A próxima etapa é a retirada da areia do esgoto. O lixo passa então pela caixa de areia, onde todos os detritos sólidos são removidos. 

Areia, cascalho e outros materiais precisam ser removidos porque funcionam como lixas e podem danificar a tubulação.

A areia é puxada debaixo para cima e removida da água por uma máquina potente.

3. Decantação

Enquanto o esgoto vai para a decantação, as bactérias presentes no esgoto liberam gás sulfídrico. Depois, o esgoto vai para grandes tanques de decantação. 

Nesses espaços, as partículas e sujeiras vão se sedimentar para o fundo e, no topo, fica a água mais limpa.

4. Aeração

Essa etapa também acontece em um tanque. Aqui, bactérias aeróbias são acrescentadas na mistura. Esses organismos se alimentam das partículas orgânicas que sobraram no esgoto.

5. Decantação (novamente)

Após a aeração, acontece uma nova decantação – nesse caso, para que as bactérias se acumulem em blocos e formem, no fundo dos tanques, o lodo.

Produtos finais do tratamento de esgoto

O produto formado no topo do último tanque de decantação é o que chama-se de esgoto tratado – ou seja, é água, que vai para os rios.

Parte dessa água volta para a estação de tratamento para receber cloro e ser filtrada. É a chamada água de reuso, um tipo de água usado por prefeituras para limpeza pública.

Por fim, o outro produto final é o lodo. Mas, mesmo com todo o tratamento, ainda há muita água misturada ao lodo (cerca de 97% é água). Por isso, é preciso retirar a água da matéria sólida. Para isso, podem ser usadas máquinas centrífugas ou adensadoras.

Assim, a água sai e os sólidos ficam. Mas ainda não acabou: é preciso remover desse último lodo a matéria orgânica.

Para isso, são usadas bactérias anaeróbicas, que consomem toda a matéria orgânica (inclusive as bactérias aeróbicas colocadas na aeração). 

Depois de mais uma centrifugação, o lodo, agora sólido, pode finalmente ser enviado para aterros sanitários.

Gostou de saber mais sobre o tratamento de esgoto? Aproveite e conheça a Vexer. Somos especialistas em um outro tratamento, a osmose reversa, um tipo de tratamento que serve para obter água totalmente pura para ser usada em indústrias e hospitais. Confira mais no nosso site.

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |