10.05.21 - Curiosidades

Filtragem de água: como funciona?

Esta etapa é crucial para que a água se torne potável. Conheça tudo sobre o procedimento

Existem diversos tratamentos pelo qual a água passa antes de estar própria para o consumo – seja para as casas, para o uso comercial ou mesmo em laboratórios e indústrias.

A filtragem é um dos mais conhecidos – está presente inclusive nos filtros de barro em todas as casas. Mas você sabe tudo sobre esse tratamento? Confira mais sobre a filtração neste material da Vexer!

Por que filtrar a água?

A água bruta, ou seja, como encontrada na natureza, não é própria nem para o consumo nem para o uso comercial e industrial. Desta forma, a água necessita de tratamento.

A filtragem, em específico, é a etapa que remove as impurezas e micro-organismos da água. Por isso, é muito importante.

Leia também: Entenda porque a água de poço nem sempre é potável

Procedimentos antes da filtragem

A filtragem, como todo tratamento, necessita de uma série de processos. E ela começa antes da filtração em si. Abaixo, confira como se dá a filtragem em um sistema de tratamento de água de rios.

O primeiro procedimento é a captação de água. Ou seja, é necessário um método para coletar a água – no caso de rios, se dá em uma represa. 

A segunda etapa é a remoção de sujeiras sólidas. É a coagulação, onde alguns compostos são adicionados na água para reagir com essas impurezas. Dessa forma, a sujeira vira um coágulo.

A floculação é a terceira etapa. O floculante é adicionado à água, e serve para unir toda a sujeira.

Por fim, é feita a decantação. Essa é a quarta etapa, e nela toda a sujeira acumulada com a coagulação e floculação desce para o fundo, e só a água da superfície sobra para ser filtrada.

Filtragem de água: como funciona

Agora sim, começa a filtragem. A água então passa pelo carvão, areia e pedregulho. Esses elementos filtrantes retêm as impurezas, tanto os resquícios sólidos quanto os gases, líquidos e elementos orgânicos. É o mesmo procedimento, guardadas as proporções, que acontece nos filtros de barro.

Pronto! A filtragem está feita.

Água filtrada está pronta para beber?

Depois da filtragem, a água é potável. Isso não quer dizer, no entanto, que a água está pronta.

Para a água das casas, existem outros procedimentos que são feitos na água. Existe a adição do flúor, do cloro e do cal. 

Para a água de laboratórios e procedimentos industriais, existem ainda mais etapas, que servem para garantir a total pureza da água. É o caso da destilação e da desmineralização.

Esses processos servem para tornar a água ainda mais pura. No caso da desmineralização (também chamada de osmose reversa), é feita a remoção completa de íons minerais (ou seja, sais) da água. 

Leia também: Aprenda a diferença entre água desmineralizada e água destilada

Pronto! Agora você já sabe como é feita a filtragem da água. Quer conhecer mais sobre os processos de purificação de água, e os melhores produtos do mercado para isso? Acesse o nosso site e conheça as soluções da Vexer!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos

(41) 99520-1314

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (inclusive finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace