27.09.21 - Curiosidades

Cloro na água: saiba quando colocar e quando remover

Conheça tudo sobre a importância de usar cloro no tratamento de água

Um dos elementos da tabela periódica mais vistos no dia a dia é o cloro. Ouvimos falar de cloro na água nas piscinas, no tratamento de água para as casas, etc. Mas qual é o papel do cloro na água? Saiba tudo sobre a relação entre os dois!

O que é o cloro?

O cloro é um dos elementos químicos da tabela periódica, que em condições normais é um gás. No entanto, ele não é encontrado em estado puro na natureza – e sim em compostos.

Uma forma muito comum de encontrar o cloro é na forma de cloreto de sódio, o sal de cozinha. Diversos outros sais, compostos e gases têm o cloro na sua composição.

Função do cloro na água

A utilização do cloro na água se dá porque o elemento tem propriedades desinfetantes, eliminando potenciais causadores de doenças, como bactérias, vírus e protozoários. 

Além disso, o cloro possui também função oxidante, o que faz com que ele aja na oxidação de moléculas orgânicas.

Cloro na água da piscina

É por essa característica desinfetante que o cloro é usado na limpeza da água da piscina. 

Na piscina, expomos o nosso corpo à água, e por isso é tão necessário que ela esteja em boas condições, livre de microorganismos.

O cloro é um produto forte, e por isso deve ser diluído antes de ser colocado no reservatório, de acordo com as informações do fabricante. 

O ideal é aplicar o cloro 3 vezes por semana na piscina.

Cloro no tratamento de água

Nas estações de tratamento de água, acontecem diversos processos com a água do rio antes que ela se torne água pronta para o uso.

O cloro é adicionado para oxidar íons dissolvidos na água, como os íons de ferro – ou seja, ele serve como um purificador.

Depois, os elementos filtrantes, como o carvão, agem para remover o cloro da água. Isso mesmo, depois de cumprir o seu papel, o cloro deve ser removido da água.

Por fim, nas estações de tratamento de água, uma dose a mais de cloro é adicionada antes que a água vá para as casas. Essa etapa serve para assegurar que a água chegue desinfetada após passar por tantas tubulações. Essa dose final de cloro, na ponta da torneira, é baixa e não altera o gosto nem a qualidade da água.

Cloro no tratamento de água por osmose reversa

Existem diversos tipos de tratamento de água. Para laboratórios, indústrias e hospitais, a água não precisa ser apenas filtrada, mas sim desmineralizada.

Neste procedimento, todos os íons dissolvidos presentes na água são removidos, por meio de um sistema chamado osmose reversa.

Para obter essa água, é utilizado um cartucho de carvão ativado que remove completamente o cloro da água. Assim, é garantido que a água estará completamente pura.

Cloro faz bem ou faz mal?

Como vimos, o cloro é adicionado, removido, adicionado de novo, em alguns casos removido de novo… Afinal, faz bem ou faz mal consumir cloro na água?

O cloro pode ser extremamente tóxico. Mas calma: isso tudo tem a ver com a quantidade, os níveis de cloro, que consumimos na água.

O Ministério da Saúde permite no máximo 2 miligramas por litro de água. Ou seja, é uma quantia que não afeta em nada o nosso corpo, não causando danos à saúde. 

O cloro é muito importante e muito eficaz, impedindo que nos contaminemos com diversas doenças através da água. 

E aí, entendeu tudo sobre a relação entre o cloro e a água? Então aproveite para acessar o site da Vexer e conhecer as nossas soluções no tratamento de água.

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria e Hemodiálise

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados |