17.09.21 - Produtos

Resina catiônica, aniônica e mista: conheça a diferença entre elas

Saiba qual é o papel das resinas no tratamento de água

Um dos elementos mais importantes no tratamento de água é a resina. Mas não existe apenas uma, mas sim três principais: a resina catiônica, a resina aniônica e a resina mista. O que são essas resinas e qual é o papel de cada uma delas no tratamento de água? Confira!

O que é uma resina? 

A resina natural é uma substância viscosa, um tipo de secreção, que é produzida por vegetais. Existem diversos tipos de resinas, como oleorresinas, resinas de goma etc. 

Também existem resinas sintéticas, ou seja, resinas produzidas em laboratório a partir de polímeros. Esses compostos são utilizados para produção de tintas, adesivos e também no tratamento de água.

Resina catiônica, resina aniônica e resina mista

As resinas sintéticas que são destinadas ao tratamento de água são três: resina catiônica, resina aniônica e resina mista. Conheça tudo sobre cada uma delas e as diferenças.

Resina aniônica

A resina aniônica é um composto que é responsável por capturar ânions, ou seja, íons negativos que podem estar presentes na água. Ele é eficiente para remover sulfatos, cloretos e nitratos da mistura.

Resina catiônica

A resina catiônica, por sua vez, é responsável por capturar os cátions, ou íons positivos. Cálcio, ferro e outros metais são alguns dos íons que são removidos da água pela resina catiônica.

Existem dois tipos de resinas catiônicas: as mais ácidas (que contam com ácido sulfônico) e as menos ácidas (que contam com ácido carboxílico).

As mais fortes removem a dureza permanente da água, enquanto as menos ácidas removem temporariamente. Para desmineralização, é recomendado usar a resina mais ácida.

Resina mista

Como o nome diz, a resina mista é uma mistura entre os dois tipos de resina.

Na Vexer, a resina mista está disponível na proporção de 60% de resina aniônica e 40% de resina catiônica. 

É uma forma mais prática de usá-la nos sistemas de tratamento de água, já que ambas são necessárias.

O papel das resinas no tratamento de água

Dentre os procedimentos de tratamento de água, um dos mais procurados na indústria é a desmineralização.

Neste procedimento, a água não é apenas filtrada, mas completamente deionizada – ou seja, todos os íons dissolvidos são removidos, de modo a obter uma água completamente pura.

É aí que entra o papel da resina catiônica e resina aniônica. Essas resinas são usadas para absorver os íons dissolvidos presentes na água.

Dessa forma, a resina aniônica captura íons negativos e a resina catiônica captura os íons positivos. 

Juntamente com a zeólita e o carvão ativado, a resina desempenha o papel de um dos elementos filtrantes para a obtenção da água pura.

Encontre as melhores resinas e demais consumíveis e produtos para os sistemas de tratamento de água no site da Vexer. Entre em contato!

Contato

vexer@vexer.com.br
(41) 3016-7288

Consumíveis, tanques, etc

(41) 99691-0012

Equipamentos Hemodiálise

(41) 99520-1314

Equipamentos Indústria

(41) 99910-0031

Assistência Técnica

(41) 99805- 0099

Assistência técnica PLANTÃO (SOMENTE aos finais de semana e feriados)

(41) 99805-0077

Endereço

Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3474 CIC - Curitiba/PR

Segunda à Quinta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h

Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h

Vexer Industria E Comercio De Equipamentos Ltda - CNPJ: 09.051.083/0001-12 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por JobSpace